logo
Descupinização SP (11) 3230-3899
Compare preços e serviços de Descupinização em São Paulo!

Compare orçamentos de descupinizadoras.
Receba orçamentos gratis e sem compromisso!

Descupinização SP

Como saber se você tem cupins em casa
21 de junho de 2020
0

Cupins são insetos indesejados e temidos por toda família brasileira. Mesmo pequenos, todos sabemos de seu potencial destrutivo quando conseguem estabelecer uma colônia antes de, finalmente, infestarem nossas casas e nos trazerem uma série de transtornos e prejuízos.

Na falta da celulase, a enzima própria para a digestão da celulose de plantas e tecidos, eles se valem da ajuda de microrganismos como bactérias e fungos para quebrar esses nutrientes no trato digestivo do cupim.

Desse modo, o cupim pode retirar os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e sobrevivência. E a madeira se mostra um componente mais adequado para sua dieta.

 

Cupins dão sinais!

Os cupins deixam vários sinais de que chegaram para ficar em sua residência, então é importante prestar atenção em algumas características como:
– Aparição de tuneis pela casa, principalmente em paredes e em madeiras;
– Pó de madeira próximos ou dentro de móveis;
– Rachaduras nas paredes;
– Pequenos insetos voadores próximos às lâmpadas;
– Pequenas asas no chão, que caíram dos cupins alados.

É bom estar sempre atento para essas questões, pois todo minuto é importante no combate aos cupins. Criar o hábito de olhar as paredes, o piso, as estruturas de madeira, como mobílias, armários, camas e etc., é importante para visualizar o problema o quanto antes.

Ao menor desses sinais, corra e procure solucionar essa questão o mais rápido possível, pois a extensão do problema já pode ter feito um grande estrago em sua residência.

 

Cupins tem preferências claras!

Certos tipos de ambientes e com algumas características específicas são os favoritos dos cupins. Dada sua dieta e seus hábitos, a preferência é pelos ambientes que contém:

– RachadurasMadeira;
– RachadurasUmidade;
– RachadurasCalor;
– RachadurasCelulose de modo geral (papéis principalmente);
– RachadurasPouca luminosidade;

Madeira contém celulose e facilitam a alimentação dos cupins. Além disso, cá para nós, todos nós temos muitos objetos feitos de madeira em nossas residências. É um banquete para os cupins!

A umidade é fundamental para o frágil inseto, pois a desidratação seria avassaladora para sua espécie em um ambiente seco. Portanto, é fundamental controlar a umidade e fazer uso de equipamentos e produtos que desumidifiquem o ambiente.

O calor é indispensável para os cupins, pois eles não possuem resistência às temperaturas mais baixas. Pode reparar que, em épocas mais quentes, você irá se deparar com pequenos cupins voadores cercando suas lâmpadas. É um bom sinal que eles estão chegando.

Se engana quem acha que cupim só gosta de madeira: os papéis e até mesmo tecidos também entram no rodízio! A celulose que é o grande objetivo dos cupins, e nada em nossa casa é tão rico em celulose quanto o papel. Sendo assim, cuidado redobrado com seus livros, cadernos, documentos e afins, ainda mais se eles estiverem em uma estante ou armário de madeira.

Ter cupins em casa é normal na vida urbana, pois a expansão das cidades se deu sobre o habitat deles. Sem ter para onde ir, eles acabam se utilizando de nossa infraestrutura para sobreviverem.

Então, na luta pela sobrevivência, estamos todos no mesmo barco. Entretanto, se quisermos zelar pelo nosso patrimônio, é bom evitar que os cupins se instalem, pois eles não hesitarão em devorar quase tudo que veem pela frente.

Portanto, tome as devidas precauções e, caso já esteja enfrentando problemas, não demore em buscar auxílio técnico e profissional para resolver esse problema. Seu bolso e seu bem estar agradecem!

Deixe uma resposta