logo
Descupinização SP (11) 3230-3899
Compare preços e serviços de Descupinização em São Paulo!

Compare orçamentos de descupinizadoras.
Receba orçamentos gratis e sem compromisso!

Descupinização SP

Conhecendo os Cupins Coleópteros
28 de junho de 2020
0

Nome esquisito, não é mesmo? Deixa a gente facilitar para você: Brocas ou Carunchos. Agora facilitou, né? Então, é dessas espécies que esse texto se trata.

Cupins coleópteros são um pouco mais versáteis que os cupins comumente conhecidos, pois além de se alimentarem de madeira, que não é exatamente sua preferência, eles se apropriam dos alimentos de sua residência, como cereais.

Sim, são aqueles bichinhos que atacam seu arroz, feijão, lentilha e outros cerais. Eles só precisam de uma brecha para entrarem nos sacos de cereais e se proliferarem ali dentro.

São cupins menos nocivos que outros, como os cupins de solo ou os cupins de madeira seca, mas ainda assim merecem uma atenção especial.

Temos uma notícia boa e uma ruim sobre suas larvas. Comecemos pela ruim, como de praxe: no seu estado larval, os cupins coleópteros tem um apetite insaciável, devorando maiores quantidades de alimento. É justamente em sua “fase de crescimento” que eles nos dão o maior prejuízo.

Entretanto, temos um fator positivo nessa história, que constitui em uma boa notícia, que é o fato desses cupins colocarem seus pequenos ovos na superfície da madeira, estando inteiramente desprotegidos e visíveis a olho nu. Sendo assim, é relativamente fácil identificá-los e removê-los.

Conhecendo um pouco melhor seus hábitos, facilita em seu combate e prevenção. Vamos lá?

 

Hábitos dos cupins coleópteros

Como dito anteriormente, essas espécies de cupins depositam seus ovos sem maiores proteções, diferentemente daqueles grandes ninhos de outras espécies, facilitando assim sua identificação e remoção.

Assim que os ovos eclodem, as larvas entram nas madeiras pelas irregularidades naturais da estrutura, ou seja, não precisam de rachaduras ou buracos para isso. Sim, isso é péssimo.

Ou seja, o momento da identificação de uma possível infestação de cupins coleópteros é no momento que os ovos estão depositados sobre a madeira, porque depois, aqueles cupins vão sumir de sua vista de forma silenciosa e sorrateira, sem deixar vestígios. Quando se der conta, pode ser tarde demais.

Depois que crescem, acabam se tornando besouros com asas, mais popularmente conhecidos como carunchos ou brocas. São eles que você costuma ver no seu saco ou pote de arroz, batendo asas e te deixando chateado.

Na fase adulta, o cupim que se tornou um besouro praticamente não se alimenta. Assim, ele sai da madeira em que vivia, encontra um parceiro para a reprodução e, sequencialmente, morrer. É neste momento que a infestação fica mais evidente, pois o cupim deixa seu famoso “pó de broca” próximo ao local que utilizou para fuga da estrutura de madeira.

 

Diferença entre cupins coleópteros e de madeira seca

Usualmente, confunde-se as duas espécies de cupins por conta do passivo que é deixado próximo a localidade em que eles estavam instalados.

Há uma diferença que facilita a compreensão entre eles:

  • Os cupins coleópteros deixam o resíduo (pó de broca) no entorno do orifício que utilizou para sair da madeira. Essa serragem nada mais é que uma resultante de sua escavação;
  • Já os cupins de madeira seca acabam deixando fezes próximos à localidade em que estão instalados, tendo essa “serragem” como resultante de seu processo de alimentação.

Sendo assim, no primeiro caso, trata-se de pó de broca e, no segundo, de fezes dos cupins de madeira seca.

Além disso, como já foi dito, os cupins coleópteros preferem ambientes e madeiras mais secas para se instalarem e se desenvolverem, ao passo que os cupins de madeira seca preferem ambientes mais úmidos e escuros.

A atividade, a quantidade em uma colônia e as preferências alimentares dos cupins de madeira seca são fatores que os classificam como mais danosas e perigosas às estruturas de nossas residências do que os cupins coleópteros, mas é importante salientar que ambos demandam cuidados e prevenção. No entanto, se por acaso, voce esta sofrendo com uma infestação de cupins, não perca tempo! Entre em contato com Descupinização SP, e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta