logo
Descupinização SP (11) 3230-3899
Compare preços e serviços de Descupinização em São Paulo!

Compare orçamentos de descupinizadoras.
Receba orçamentos gratis e sem compromisso!

Descupinização SP

Conhecendo os cupins de madeira seca
28 de junho de 2020
0

De todos os insetos que são considerados pragas urbanas, talvez o mais democrático e mais facilmente encontrado nos lares são os cupins.

Cupins de madeira seca são, talvez, as espécies de cupins mais intimas das famílias brasileiras. É muito provável que todos já tenham visto algumas das atividades desses insetos, causando prejuízos aos móveis e estruturas de residências Brasil afora.

Os cupins de madeira seca são mais facilmente identificáveis, pois ao adentrarem nos corpos de madeira, eles costumam deixar uma quantidade de pó próximos, dentro ou em cima dos móveis que estão ocupando.

Se sua casa for totalmente ou majoritariamente feita de madeira, é altamente recomendável ter cuidado redobrado com esses cupins, pois os danos que eles causam podem ser incalculáveis.

 

Hábitos dos cupins de madeira seca

Os cupins de madeira seca possuem um hábito marcante bem diferente dos outros cupins conhecidos, que é justamente a procura de um local seco para se instalar. Contrariando a conhecida regra da umidade para instalação das colônias, essas espécies de cupins preferem se alimentar deste tipo de madeira.

Esses pequenos e devastadores insetos instalam suas colônias dentro das estruturas de madeiras que têm em sua residência, como mobílias, mesas, armários, cadeiras, etc.

Esse ataque é discreto. Caso não estejas muito atento aos sinais de infestação, é bem provável que aquela peça seja completamente deteriorada em seu interior, tendo que, fatalmente, ser descartada.

Suas fezes podem ser utilizadas como barreiras naturais contra ataques de inimigos. Dessa forma, elas podem ser facilmente vistas próximas/abaixo do orifício que faz contato da colônia com o ambiente externo.

Os cupins de madeira seca geralmente não atacam outras peças de madeira. Eles se instalam em uma, como uma moldura de quadro, por exemplo, e dela se valem pelo tempo que puderem quando, finalmente, os cupins alados deixam aquela estrutura para se estabelecerem noutro local que lhes sirva de abrigo e alimento.

Em épocas quentes e úmidas, como na primavera, esses cupins costumam fazer suas famosas revoadas, que são grandes populações de cupins alados que partem em busca de se estabelecerem em novos territórios.

 

Diferenças entre cupins de madeira seca e o de solo

Comecemos por uma semelhança: ambos possuem cupins alados, que têm a missão de conquista e povoamento de novos espaços. Seus hábitos só mudam quando se trata do turno, pois os cupins alados de madeira seca costumam alçar seus voos a noite, enquanto os voos dos cupins de solo são diurnos.

Podemos litar algumas diferenças facilmente perceptíveis entre essas duas espécies de cupins, como:

– Cupins de madeira seca não deixam a estrutura que ocupam para buscar alimento, pelo contrário, eles têm tudo que precisam naquela única peça. Já os cupins de solo percorrem grandes distâncias com suas famosas trilhas feitas de terra e de fezes;

– Os ninhos dessas espécies são diferentes, onde os do cupim de madeira seca são feitos na peça em que ocupam, enquanto os cupins de solo costumam ser em raízes de árvores ou na terra, ou seja, em locais mais úmidos e escuros;

– A colônia dos cupins de solo é infinitamente maior, alcançando populações na ordem dos milhões, enquanto os cupins de madeira seca não costumam passar de 10 mil exemplares;

– Os cupins de solo são mais aventureiros, desbravando territórios em busca de alimentos quando este os falta; por outro lado, os cupins de madeira seca padecem quando a estrutura de madeira ocupada perde seu potencial de alimentá-los.

Esses são, sem sombra de dúvidas, os cupins que mais trazem prejuízos. Sendo assim, é extremamente importante ficar atento ao menor dos sinais, pois as consequências de uma infestação de cupins em sua residência podem lhe render muita preocupação e bastante trabalho. Se você precisa de informações e referências sobre a contratação de uma empresa de descupinização, fale e tire suas dúvidas conosco, que com certeza será bem atendido desde o primeiro momento em que nos contactar.

Deixe uma resposta