logo
Descupinização SP (11) 3230-3899
Compare preços e serviços de Descupinização em São Paulo!

Compare orçamentos de descupinizadoras.
Receba orçamentos gratis e sem compromisso!

Descupinização SP

Conhecendo os cupins de solo ou subterrâneos
28 de junho de 2020
0

Apesar de conhecermos bem os cupins por conta da convivência que a maioria de nós tem com eles, é bom frisar que eles não são todos uma única espécie. Há centenas de espécies de cupins conhecidos no Brasil, sendo algumas dezenas deles considerados pragas urbanas.

Todos temos alguma noção do potencial destrutivo que essas pequenas criaturas podem ter caso venham a infestar um ambiente. É de suma importância manter os equipamentos urbanos e as residências livres dessa praga, pois queremos evitar a todo custo a dor de cabeça e a dor no bolso que eles podem nos causar.

Sendo assim, é necessário conhecermos bem nossos pequenos inimigos. Aqui, vamos tratar mais especificamente do cupim subterrâneo, também conhecido como cupim de solo, que recebem este nome justamente por erguer seus ninhos no solo.

Eles têm um grande potencial em causar prejuízos às pessoas, sendo um dos cupins mais combatidos nas cidades brasileiras, tanto por sua quantidade, quanto por sua capacidade de destruição.

 

Hábitos dos cupins de solo

Os cupins de solo recebem esse nome por estabelecerem seus ninhos no solo, mas também podem fazê-lo em árvores, ou ainda nas paredes de sua residência. Não se enganem com seu nome, pois até em telhados eles podem se estabelecer caso seja ideal para eles, ok?

Geralmente, quando fazem seus ninhos nas residências das pessoas, eles o constroem em locais úmidos e escuros, ou seja, locais que geralmente são pouco ou nunca frequentado por nós, de difícil acesso e pouca utilização.

Seus ninhos costumam ser grandes, robustos e bem fincados, mostrando um pouco de sua organização e proatividade. Todo cuidado é pouco!

Esses cupins se locomovem pela residência em seus famosos túneis, que são estruturas construídas para melhor lhes proteger de outros insetos, luminosidade e da perda de umidade ao perambularem pelo local em busca de alimentos. É justamente essa alta capacidade de locomoção que oferece o maior risco para a residência, pois seu alcance por toda a casa pode ser infinito.

 

Classificação dos cupins de solo

Há uma hierarquia entre os cupins de solo que faz com que essa população trabalhe em prol do coletivo, de forma bastante similar aos humanos.

Primeiramente, há os cupins alados, comumente conhecidos como ‘aleluias’ ou ‘siriris’, que são os desbravadores do ninho, responsáveis por fundar novas colônias. Eles deixam sua antiga moradia, se acasalam e povoam um novo local com sua cria, e assim, sucessivamente.

Os operários são encarregados das tarefas mais pesadas, de manutenção e construção, além dos importantíssimos trabalhos de alimentação, principalmente do rei e rainha da colônia.

Já os soldados, como o nome já sugere, são os combatentes do “reino”, defendendo o local de inimigos naturais que queiram destruir o ambiente.

Por fim, e não menos importante, estão o Rei e a Rainha. Como um verdadeiro matriarcado, a cupim rainha exige uma série de cuidados especiais, pois ela e somente ela irá reproduzir dentro da colônia, podendo colocar ovos aos milhares diariamente. Já o Rei, bom, esse como todo bom soberano, pouco trabalha além do mais essencial.

Esses cupins utilizam tudo que possuem ao seu alcance para lhes favorecer. Por isso os danos podem ser incalculáveis: adentram em frestas no concreto, no piso, em conduítes, lajes e etc.

 

Dieta balanceada dos cupins de solo

Como todo bom cupim, a celulose é sua paixão. Por isso, muito cuidado com seus objetos de madeira, como mobílias, armários, prateleiras, camas e etc.

Os livros de sua residência merecem cuidado redobrado, pois são um verdadeiro banquete para uma colônia de cupins, dada a fartura de celulose contida nas páginas dos escritos.

A alimentação dos cupins consiste na simbiose desses animais com bactérias, fungos e protozoários, que conseguem fazer a digestão da celulose proveniente da madeira e de outras fontes de alimento, cedendo ao cupim os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Sua preferência por madeiras os leva também a destruir árvores, arbustos e afins, se apropriando de tudo que possa ser comestível para eles. Sendo assim, caso tenha quintal com possíveis alvos dos cupins, é bom ter um cuidado extra.

 

Busque auxílio profissional para lidar com o cupim de solo

Na busca incessante por madeira, os cupins acabam por causar danos às estruturas da residência, podendo danificar fios e conduítes, além de contribuírem para o surgimento e ampliação de frestas e buracos nas paredes de concreto.

Imagine você ter que gastar dinheiro realizando alguns reparos provenientes das atividades dos cupins, como telhados, estruturas de madeira, mobília, sua biblioteca particular, algum acabamento de gesso ou móveis planejados. Doloroso, não?

Sendo assim, é extremamente importante tomarmos conta de nossos patrimônios, tentando evitar uma infestação de cupins a todo custo. É melhor prevenir do que remediar, entretanto, caso você já tenha constatado a presença de cupins, entre em contato com a Descupinização SP e peça um orçamento grátis sem compromisso. O gasto com a Descupinização certamente será mais baixo do que remediar toda uma situação caótica de destruição em massa dos pequenos, porém perigosos cupins.

Deixe uma resposta