logo
Descupinização SP (11) 3230-3899
Compare preços e serviços de Descupinização em São Paulo!

Compare orçamentos de descupinizadoras.
Receba orçamentos gratis e sem compromisso!

Descupinização SP

Detectando Infestações por Cupins
21 de junho de 2020
0

Falar em cupim já nos dá uma angústia, não é mesmo? Apesar de pequenos, eles têm um potencial destrutivo bem acentuado e nós sabemos disso. É justamente por respeitar sua capacidade de organização e sua fome insaciável que nós precisamos tomar uma série de cuidados para evitar que eles tomem conta de nossas casas.

Pelo fato de se alimentarem de celulose, os cupins vão traçar praticamente tudo que encontrar pela frente. Nossas casas são completamente equipadas com mobílias e acessórios feitos de madeira, além de toda aquela papelada que juntamos e recebemos a todo momento. Literalmente, é um prato cheio para os cupins!

Não podemos bobear. Em pouco tempo, os cupins chegam, se instalam, se desenvolvem e podem dar uma tremenda dor de cabeça para você e sua família. Deste modo, é fundamental detectar infestações por cupins o mais rápido possível.

Sendo assim, é bom estar atento aos sinais que são dados, pois sim, os cupins avisam quando chegam para ficar!

Já podemos te adiantar um exemplo clássico da presença de cupins: asas no chão. Temos certeza que você já presenciou aqueles bichinhos voando em torno de lâmpadas, perdendo suas asas e caindo ao chão, não é verdade? Sim, aquelas “formiguinhas voadoras” nada mais são que cupins!

 

Sinais de Infestações de Cupins

Túneis de cupim

Você provavelmente já viu um desses na sua vida, mesmo que não sabendo bem do que se tratava.

Os cupins utilizam túneis para se locomoverem por dentro das estruturas. São de cor marrom, como se fosse uma trilha feita de terra colada nas paredes, teto e chão. Geralmente percorrem um trajeto bem delimitado, sem curvas acentuadas.

Esses túneis são feitos de terra pois os cupins realmente constroem uma estrutura para abrigo e proteção, evitando luz e predadores, por exemplo.

Essas trilhas, quando muito avançadas, se tornam verdadeiras vias expressas dos insetos, e podem atingir grandes comprimentos e ramificações, dependendo do grau de infestação.

Ao se deparar com esses túneis, é recomendável pesquisar e acionar empresas que possam comparecer ao imóvel para inspeção, pois a situação já pode estar ficando feia.

 

Peças de madeira com furos ou ocas

Nesse estágio, o cupim que preferem madeira seca já adentraram na peça e estão se fartando! São furinhos bem pequenos, quase imperceptíveis, que são uma clara pista de que ali dentro estão os cupins. Mas não se fixe só a essa pista, porque qualquer fissura, rachadura, frestas ou dobradiças são caminho aberto para os cupins.

Nos casos de os cupins entrarem sem deixar vestígios é ainda mais preocupante, pois eles terão todo o tempo do mundo para se alimentarem da madeira sem que você perceba. Quando você vir, já é tarde demais, e aquele móvel que continua normal por fora, por dentro, não restou quase nada.

 

Farelo de madeira?

Não, não é Farelo de madeira, é cocô de cupim mesmo. Se você perceber uma quantidade geralmente pequena, mas visível de pequenas bolinhas que muitos e assemelham a serragem perto de um móvel, é sinal de que há ali muitos cupins.

Aquela quantidade de pozinho pode parecer pouco à primeira vista, mas você tem noção de que estamos falando de insetos bem pequenos, não é mesmo? Ou seja, sim, podemos estar falando de uma grande quantidade de detritos e, consequentemente, de cupins!

Suas fezes são postas do lado de fora de toda a estrutura da colônia que preencheu aquela peça de madeira para liberar espaço, otimizando assim os trajetos e a ordem ali dentro. Higiênicos, não?

Para evitar de chegar nesses estágios, é importante criar alguns hábitos que ajudam a identificar o problema ainda em fase embrionária, como por exemplo:
– Limpar bem armários com certa periodicidade, procurando sinais de cupins;
– Cuidado com infiltrações, pois cupins adoram umidade;
– Checar as molduras de madeira e quadros e afins;
– Envernizar móveis ajuda a afastar os cupins.

Se você nunca se deparou com nenhuma dessas situações, considere-se uma pessoa de sorte, pois os cupins são muito mais comuns do que você imagina. Entretanto, se você está enfrentando esse problema agora, é prudente contar com a mão de obra qualificada de uma empresa especializada que tem experiência em lidar com o controle de cupins.

A segurança de sua família e o conforto de seu lar agradecem.

Clique para ouvir!

Deixe uma resposta